top of page

Sobre nós

20210706_114419.jpg

A EMEB Machado de Assis, antiga Creche Paineiras, inaugurada em 01/12/1991, atende hoje 152 crianças, de 0 a 3 anos, em período integral, contando com 4 módulos de berçário (40 bebês); 4 salas de Mini Grupo (64 crianças) e 3 salas de Maternal (48 crianças).

Além das salas de aula, a Escola conta ainda com 1 sala de recreação e 1 solário para os bebês; 1 sala multiuso (brinquedoteca/biblioteca); 1 pátio interno; 1 refeitório e 1 lactário; 1 pátio externo/estacionamento; 1 parque infantil; 9 banheiros (6 infantis e 3 para adultos); 2 cozinhas; 1 sala dos professores; 1 secretaria; 1 sala de direção e 1 depósito.

NOSSA HISTÓRIA

Em 1983 iniciou-se um movimento de mulheres na luta pela construção de uma creche. Estas discussões arrastaram-se por anos, até que, em 01/12/1991, foi entregue à população, pelo então prefeito Dr. José Augusto da Silva Ramos, a Creche Municipal do Jardim Paineiras.
De 1991 a 2001 a escola possuía cinco sala de aulas para a Educação Infantil, uma para cada faixa etária, e um berçário, com espaço para 25 bebês. Quatro dessas salas eram também utilizadas pela Educação de Jovens e adultos, no período noturno, que se iniciou em 1996.
No piso térreo havia sanitários adaptados às crianças menores, parque, cozinha, sala dos educadores, diretoria e depósito, onde eram guardados materiais escolares e de limpeza.
O refeitório era pequeno é só podia ser utilizado para esse fim. Quando havia eventos planejados pela escola era, assim, necessário utilizar equipamentos de locais próximos, o que tirava a autonomia na escolha de datas e horários.

 

Na Plenária do Orçamento Participativo de 2011 do bairro foi votada a ampliação da escola como assunto prioritário e, assim, no segundo semestre letivo do ano de 2003 a reforma e a ampliação tiveram início. Em novembro do mesmo ano a obra foi finalizada e a escola foi reinaugurada.


O piso superior do prédio, passou a ter um berçário com espaço para 25 bebês, cozinha, área de banho, refeitório, solário, salão de recreação, banheiro adulto, banheiro infantil e mais três salas de aula. No piso inferior encontravam-se cinco salas de aulas, sanitários adaptados às crianças, parque, cozinha, secretaria, sala dos professores, diretoria, depósito, refeitório e pátio com palco.

 

Em 2011 a escola deixou de se chamar E.M Jardim Paineiras, transformando-se em E.M.E.B Machado de Assis. A mudança foi em virtude de um projeto da Rede, que visava a escolha de novos nomes para as que eram chamadas pelos nomes dos bairros em que se encontravam. Esse foi um processo democrático, em que a comunidade participou e elegeu o novo nome.
Nesse mesmo ano, em 2011, a escola passou por uma nova reforma: o antigo banheiro infantil do primeiro andar foi refeito e dividido, sendo assim criado um espaço para banho das crianças de minigrupo. O berçário também foi remodelado, passando a ter a capacidade de receber 40 bebês, divididos em 4 módulos com 10 alunos em cada.


Esta unidade escolar, inicialmente, atendia crianças de 0 a 6 anos em período integral, das 7h às 17h. Em 2009, com a reorganização do Ensino Fundamental de 9 anos, houve o remanejamento das crianças de 6 anos. Em 2011 os alunos de 5 anos passaram a ser atendidos somente no segmento parcial, e a escola passou a atender alunos de 0 a 4 anos.


No segundo semestre de 2013, por fim, a Equipe da Secretaria Municipal de Educação fez um estudo minucioso, para garantir que nenhuma criança ficasse fora da escola. Houve, então, a reorganização do atendimento na creche, e as crianças da Fase 1 (4 anos) foram encaminhadas para EMEI’s (Escolas Municipais de Educação Infantil) próximas de suas casas. Esse processo foi
bastante trabalhoso e tenso, exigindo da escola e da Secretaria uma explicação detalhada, principalmente para a comunidade local. O atendimento da creche, portanto, de acordo com determinações da LDB (Lei de Diretrizes e Base), passou a ser somente para crianças de 0 a 3 anos – entretanto, com a questão do corte etário sendo feito em datas diferentes pelo município e pelo Estado, houve um atraso de até um ano e maio na entrada das crianças no Ensino Fundamental. Hoje, com a BNCC (Base Nacional Curricular Comum), existe um corte nacionalmente pré-definido.


Em 2015, por determinação da SEMED, houve uma mudança no horário de atendimento às crianças na creche, passando a ser das 08 às 16h. Tal medida estava relacionada à implantação gradativa do 1/3 de jornada para planejamento dos professores. Inicialmente a gestão teve um olhar diferenciado para as famílias que precisavam do horário anterior, disponibilizando, em sistema de revezamento, um professor para esses casos, até que todos conseguissem se ajustar ao novo horário.

Próximos eventos:
 
bottom of page